Startup Visa
Quer candidatar-se? Envia um e-mail para cetec@novotecna.pt
O CETEC/NOVOTECNA é incubadora certificada na Rede Nacional de Incubadoras e pelo IAPMEI para receber projetos relacionados com o Startup Visa. Conheça o programa e descubra como apresentar a sua candidatura.
O apoio e a promoção do empreendedorismo e da inovação foram identificados como prioridades estratégicas para o país, tendo sido, no quadro da captação de investimento estrangeiro, estabelecido o Programa “Startup Visa”, promovido pelo IAPMEI. O Programa “Startup Visa” acolhe empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver projetos capazes de potenciar dinamismo na criação de empresas de tipo “startup”, com novas ideias e modelos de negócio e contribui para atrair profissionais altamente qualificados.
O StartUP Visa é um programa de acolhimento de empreendedores estrangeiros que pretendam desenvolver um projeto de empreendedorismo e/ou inovação em Portugal, com vista à concessão de visto de residência ou autorização de residência para imigrantes empreendedores que se rege por regulamento próprio (Despacho Normativo n.º4/2018, de 2 de fevereiro).
O CETEC como incubadora certificada pode ajudar-lhe em todo o processo para avaliar se a sua empresa ou projeto são elegíveis para o startup Visa.
Conheça o programa Startup Visa
Fornecido através do IAPMEI, o Startup Visa é um visto de residência para empreendedores, que tem como objectivo atrair investimento, talento e capacidade de inovação para Portugal.
O Startup Visa Portugal é uma maneira de incentivar o empreendedorismo no país. Foi criado em 2018 e oferece a permissão de residência no país para cidadãos extra-comunitários que pretendam emprender em Portugal.
Quem pode candidatar-se?
Empreendedores de todo o mundo que queiram abrir uma empresa inovadora em Portugal.
Os candidatos aceites terão acesso rápido a um visto de residência que lhes dá a possibilidade de criar ou mudar a sua startup criativa para Portugal.
Critérios de elegibilidade
Os empresários internacionais que desejem aceder ao Startup Visa e obter um visto de residência e de trabalho devem cumprir os seguintes critérios:
- Pretender desenvolver actividades comerciais para produção de conteúdo e/ou produtos e serviços derivados;
- Abrir ou relocalizar empresas e/ou projectos centrados na tecnologia e conhecimento, com uma perspectiva de desenvolvimento de conteúdo, serviços ou produtos com foco em inovação;
- Ter o potencial de criar emprego qualificado;
- Ter o potencial de atingir, 5 anos após o período de incubação, um volume de negócios superior a 325.000 euros por ano, e/ou um valor patrimonial superior a 325.000 euros por ano.
Processo de Avaliação
A avaliação do potencial económico e inovador é feita com base no grau de inovação, na escalabilidade do negócio, no potencial do mercado, na capacidade da equipa de gestão, no potencial de criação de emprego qualificado em Portugal e na relevância do candidato na equipa. Carta de motivação, demonstrando o interesse em desenvolver um projeto empreendedor e inovador em Portugal.
Segue a check-list necessária:
- Cópia do passaporte
- Se possuir residência permanente ou de longa duração fora do espaço Schengen, deve enviar uma cópia do documento de autorização de residência
- Se possuir um NIF (Número de Identificação Fiscal) ou inscrição na segurança social em Portugal, é preciso conceder autorização ao IAPMEI para consultas online na Autoridade Tributária e na Segurança Social.
- Se possuir um NIF (Número de Identificação Fiscal) ou inscrição na segurança social em Portugal, anexe também as certidões obtidas no portal da Autoridade Tributária e da Segurança Social.
- Certidão de antecedentes criminais do seu país de origem ou residência.
- Declaração bancária que demonstre a existência de meios financeiros próprios, para a sua subsistência, de pelo menos um valor equivalente a 5265,72€. Esses valores devem estar acessíveis para serem transferidos para uma instituição bancária em Portugal.
- Currículum Vitae.
- Documentos de apresentação do seu projeto (Pitch Deck / Plano de Negócios / Resumo Executivo), para que possamos o creditar para o Startup Visa em Portugal.